"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

terça-feira, 5 de abril de 2011

Cérebro de autistas está organizado de forma diferente

Cérebro de autistas está organizado de forma diferente

Os autistas utilizam o cérebro de forma diferente das outras pessoas, o que pode explicar porque muitos têm habilidades extraordinárias no que toca à memória ou capacidade de desenhar objectos em detalhe, segundo uma nova pesquisa da Universidade de Montreal.

Os cientistas acreditam que nas pessoas autistas, as áreas do cérebro que lidam com as informações visuais são altamente desenvolvidas, para compensar outras áreas do cérebro menos activas. A Sociedade Americana de Autismo sublinha que os resultados aumentam significativamente a compreensão da condição, refere a BBC.

Os pesquisadores acreditam que as descobertas podem conduzir a novas formas de ajudar as pessoas a viver com a doença. "A tendência natural é pensar que o autismo é uma forma de desorganização. Aqui, o que vemos é que é uma reorganização do cérebro", sublinham.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia Mundial do Autismo – Cristo Rei e Torre dos Clérigos iluminados de azul



Hoje e amanhã, o Cristo Rei, em Almada, e a Torre dos Clérigos, no Porto, vão juntar-se à iniciativa internacional «Light It Up Blue» e irão estar iluminados de azul.

Outros importantes monumentos de várias partes do mundo, também vão aliar-se, para assim assinalar o Dia Internacional do Autismo, a 2 de Abril.

Esta iniciativa, existe desde 2007 e tem como principal objectivo, promover a consciencialização social para a problemática do autismo e apoiar famílias com elementos autistas. Também divulgada online, esta iniciativa já recolheu o apoio de quase 42 mil internautas.

A estas actividades vão juntar-se, ainda, no Dia Internacional do Autismo, uma manhã no “Dragon Force” para crianças autistas e um jantar de beneficência. O jantar vai contar com a presença de figuras públicas que não quiseram deixar de prestar o seu apoio à causa, como é o caso de Fernando Gomes, Presidente da Liga Portugal, Dalila Carmo ou Rui Reininho.

A associação Vencer Autismo foi fundada por pessoas com percurso familiar relacionado com o autismo com o objectivo de fornecer informações, recursos e formação para melhorar a qualidade de vida das crianças afectadas pela doença e das suas famílias. A porta voz da associação lembrou que “se estima que esta doença afecte cerca de 70 mil pessoas em Portugal”.