"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia Mundial do Autismo – Cristo Rei e Torre dos Clérigos iluminados de azul



Hoje e amanhã, o Cristo Rei, em Almada, e a Torre dos Clérigos, no Porto, vão juntar-se à iniciativa internacional «Light It Up Blue» e irão estar iluminados de azul.

Outros importantes monumentos de várias partes do mundo, também vão aliar-se, para assim assinalar o Dia Internacional do Autismo, a 2 de Abril.

Esta iniciativa, existe desde 2007 e tem como principal objectivo, promover a consciencialização social para a problemática do autismo e apoiar famílias com elementos autistas. Também divulgada online, esta iniciativa já recolheu o apoio de quase 42 mil internautas.

A estas actividades vão juntar-se, ainda, no Dia Internacional do Autismo, uma manhã no “Dragon Force” para crianças autistas e um jantar de beneficência. O jantar vai contar com a presença de figuras públicas que não quiseram deixar de prestar o seu apoio à causa, como é o caso de Fernando Gomes, Presidente da Liga Portugal, Dalila Carmo ou Rui Reininho.

A associação Vencer Autismo foi fundada por pessoas com percurso familiar relacionado com o autismo com o objectivo de fornecer informações, recursos e formação para melhorar a qualidade de vida das crianças afectadas pela doença e das suas famílias. A porta voz da associação lembrou que “se estima que esta doença afecte cerca de 70 mil pessoas em Portugal”.

Sem comentários: