"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

segunda-feira, 28 de março de 2011

Dia dois de Abril, é o dia internacional da consciencialização do autismo

O que voces vão fazer no dia 2 de Abril e o que eu vou fazer....
.por Ana Paula Antunes a Quarta-feira, 23 de Março de 2011 às 17:52.

Dia dois de Abril, é o dia internacional da consciencialização do autismo. Os sinos da bolsa, em todo o mundo vão tocar pelo autismo, o Cristo rei de Almada (Portugal) vai ser iluminado de azul, à semelhança do Cristo rei do Rio de Janeiro (Brasil), assim como o Empire State Building, em NY ( Estados Unidos).

O autismo, ou melhor as Perturbações do Espectro do Autismo (PEA ), descritas pela primeira vez por Kanner em 1943 ( E.U) e em simultâneo por Asperger 1943 (Austria) que vai definir então um espectro, é a mais complexa perturbação do comportamento. Do muito grave, os autistas de Kanner, ao mais ligeiro, indivíduos de alta funcionalidade, os chamados Aspergeres, possuindo estes características que podem ser confundidas com “ dons divinos”, as P.E.A passaram a fazer parte do quotidiano de muitas famílias, explicando o que até aqui não tinha explicação.



Muito foi descoberto e feito desde o tempo “ das mães frigorífico” e devemos tudo isso aos cientistas que todos os dias procuram uma explicação, aos técnicos, e às famílias que todos os dias combatem pela integração.



Mas estão os nossos meninos integrados? Têm os nossos cientistas condições de avançarem nos seus estudos? Temos técnicos? Temos unidades estruturadas? Temos ensino individual? Temos lares com condições ? Escolas profissionais?



NÃO, não temos nada disso. As nossas unidades estruturadas são uma bela droga, mais parecendo depósitos de crianças que gritam e esperneiam o dia inteiro, os nossos técnicos têm formações de 3 meses, e cada vez são menos, os nossos cientistas são subsidiados pelas famílias, ensino individual previsto na lei ( as famosas assessorias) são uma utopia, o abandono no estado adulto é real não há coisíssima nenhuma, para pessoas com a PEA, não há outra solução senão larga-los em instituições não especificas desta problemática esse é o destino das nossas crianças menos competentes. E os competentes? Aqueles que ate fizeram uma faculdade ou duas e até 3? Esses fazem parte da geração à rasca mas ainda mais à rasquinha porque apesar de terem competências académicas, não tem competências de socialização que lhes permita sequer um trabalho, mesmo precário....



Vamos então agora fazer um salto no tempo e falar naquilo que todas as famílias tem medo de falar... que vai acontecer quando os nossos meninos entrarem na velhice? Quando os pais tiverem mortos? O asilo, no significado mais duro da palavra, aquelas casas sem condições onde serão abandonados... isto é a realidade.



O autismo não é azul mas sim negro, porque azul significa paz de espirito e negro luto e dor, o autismo não é um don divino, em milhares de autista que passaram pela superfície da terra apenas houve um Mozart, um Einstein.., um Bill Gates...



Acender uma luz azul no dia dois de Abril, fazer tocar os sinos da bolsa não resolve coisa nenhuma, apenas serve para tranquilizarmos as nossas consciências, apenas serve para enganar a comunidade transmitindo uma ideia falsa do problema.



Agora sim de consciência tranquila vocês podem acender uma luz azul, e os sinos vão tocar, para esquecer que o autismo é negro e que existe, e amanha quando forem depositar os vossos filhos no asilo, comecem a pensar no que vão fazer 2 de abril de 2012.... porque pensar na realidade é triste demais...



Eu vou para a rua gritar ... vou exigir o que por direito pertence ao meu filho....


http://www.facebook.com/profile.php?id=100000885657622#!/notes/ana-paula-antunes/o-que-voces-v%C3%A3o-fazer-no-dia-2-de-abril-e-o-que-eu-vou-fazer/10150106479872014

Sem comentários: