"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

terça-feira, 24 de março de 2009

Politicos/Autismo? Era só o que faltava Politicos e jornalistas a usarem o termo Autismo como adjectivo e ainda por cima o deturparem. Andam a gozar.

Depois de ver o alerta num blogue amigo, é que realmente achei que temos que colocar um BASTA.

Como podem andar a gozar com as familias de crianças com Autismo desta maneira?

Ora vejam:

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Ferreira-Leite-chumba-competencia-de-Socrates.rtp&article=207689&visual=3&layout=10&tm=9

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=378256
A Dra Ferreira Leite a dizer que o governo é Autista.

http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn01010802110309&id_user=
José Manuel Rodrigues critica “governação autista”

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1175451&seccao=%C1frica
Aqui dizem que o Papa é Autista por causa da polémica dos preservativos.

http://diario.iol.pt/sociedade/professores-modelo-de-avaliacao-fiscalizacao-educacao-ministerio-da-educacao-protestos/1047207-4071.html
Aqui é a polémica dos professores com o modelo de avaliação e mais uma vez acusam o governo de Autismo.

Vamos lá a ver, que os Politicos andem com troca de palavras que desconheçam o seu significado eu até posso nem sem como dizer, compreender, pois parecem ser todos ignorantes.

Mas professores que lidam diariamente com as nossas ciranças, venham para a praça pública com este jogo de palavras já me parece indecente.

nem vou continuar

encontrei uma lista infindável no google de noticias sobre o Autismo/Politica.

Meus senhores e senhoras desde Pais, vamos a ter vergonha e parar com isto.

Autismo, não um novo vocabulário Politico, se gostam tanto desta palavra e se sabem o seu verdadeiro significado, então por favor vamos respeitar todos aqueles que sofrem diáriamente com esta doença.

Querem ajudar?
Façam centros públicos de desenvolviemnto Infantil como as Diferenças ou o Cadin e tornem as terapias acessiveis a todos os bolsos e deixem as nossas crianças em Paz.

Obrigado

5 comentários:

Mina disse...

Bete
Nem sei que me deu, até porque estas correlações já são antigas e feitas por várias pessoas e nas diferentes áreas ,e em diferentes discursos. Quando algo não funciona a culpa é do autismo, usando sempre o termo como adjectivo, para classificar o alheamento, e desse ponto de vista até que são de facto alheias as politicas ás condições daqueles que de facto sofrem na pele a discriminação de ser ou ter um familiar portador desta patologia, AUTISMO que é uma" doença", não uma maneira de querer ser ou estar.
Parece-me já um discurso filosófico da minha parte, não é sequer meu modo ser, querer misturar estes dois assuntos, que nem combinam, mas já que estes discursos são feitos por pessoas com responsabilidades no país que aproveitem e reflitam bem no termo e nas condições em que estes seres humanos vivem.
E aproveitem façam uma politica para TODOS. TODOS MESMO...
Não é um disertação para atingir ninguém, é apenas um alerta. E como mãe de um adulto que sempre se empenhou para que o filho fizesse parte da sociedade, vê-lo agora entregue a um CAO, é sentir que nada valeu a pena...
Bjocas

Desculpe o desabafo, e espero muito que as crianças que apresentem esta patologia , venham a ter o futuro que merecem, já houve alguns progressos mas insuficientes, deixaram de ser os "ratos de sotão", ou apenas mudaram de" instalações",desculpe a ironia. Não quero que encare esta minha opinião como derrotista, mas como motivadora para que os novos pais se esforcem mais e se imiscuiem mais no sistema, nós somos os portadores da sua voz. E só queremos o melhor...Boa sorte para si e a Bea, que me parece, até por ser menina os sinais serem mais ligeiros vão conseguir ultrapassar todas as barreiras.
E obrigada por completar e pesquisar mais sobre o tema, e que não sirvam apenas do termo,que usem apenas em beneficío dos portadores de PEA...

Anónimo disse...

Olá Bete.
De facto é uma vergonha e perfeitamente intolerável esta designação por tudo e por nada. Não sabem mesmo do que falam! Acho que deveria-mos pensar em fazer um baixo assinado, nós pais de crianças com PEA, a alertar para este uso indevido da palavra, e manda-lo para as redacções dos meios de comunicação e para os grupos parlamentares. Li num blog, penso que chamado a "A vida do meu filho", é brasileiro, em que o autor do mesmo chamou a atrnção de uma publicação para tal facto e recebeu um pedido de desculpas, tendo ficado sensibilizados para tal facto. Porque não tentar também por cá?
Beijinhos.
maria anjos

PDD-NOS (Menina) disse...

Mina acho que a Maria dos Anjos tem toda a razão, temos que nos unir e fazer algo.
Um abaixo assinado para acomunicação social não é nada má ideia.
Vou ver como podemos fazer e avançar.
Alguém tem que nos ouvir e pedir desculpa.

Mrs_Noris disse...

Subscrevo inteiramente tudo o que aqui foi dito.
É um desrespeito.

PDD-NOS (Menina) disse...

Enviei para todas as Bancadas da Assembleia da Republica a seguinte mensagem por e-mail:

Gostaria de lançar um alerta e ao mesmo tempo uma reclamação.
Autismo é uma doença e não um adjectivo.
É com desagrado que diariamente leio noticias sobre os nossos politicos e deputados a chamar de autistas uns aos outros, por tudo e por nada.
Já pensaram nas familias de crianças com Autismo como é o meu caso?
É um insulto para todos os que sofrem desta doença sem cura, ler estas noticias a dar uma conotação nada favorável