"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sucesso. pai cria empresa para filho Autista

Sucesso. pai cria empresa para filho

Especialistas autistas

Dos 60 funcionários da Specialsterne, 42 têm autismo e avaliam software para Microsoft, Oracle e Lego. Já é um case study em Harvard

Thorkil Sonne sabia que o filho era diferente. Mas só quando ele fez 3 anos percebeu porquê: sofria de autismo, uma perturbação de desenvolvimento que afecta a forma de comunicar e de se relacionar com as outras pessoas. A vida do dinamarquês sofreu então uma viragem. Entrou em associações, participou em dezenas de iniciativas de apoio e foi lidando cada vez mais de perto com esta realidade.
Mas, a certa altura, apercebeu-se que o filho iria ter "poucas hipóteses de arranjar um emprego decente" no futuro, contou Thorkil Sonne à SÁBADO. Por isso, decidiu antecipar-se e criar uma empresa na área das telecomunicações, a Specialisterne (palavra dinamarquesa para "os especialistas") para provar que os autistas podem ser "trabalhadores valiosos".

Passados cinco anos, a empresa conta com 60 colaboradores, 42 deles com manifestações de autismo. Mas, como explica Thorkil Sonne, isso não trava a sua contratação. Os autistas "são introspectivos, profundos", diz. Mas na empresa podem usar todas as suas capacidades de precisão, atenção e persistência, "que estão mais desenvolvidas neles".
Especialista em testes de software e análise de dados, a Specialisterne tem hoje grandes empresas como a Microsoft, Oracle e Lego como clientes. Recentemente surgiram mais de 50 países interessados em aplicar o conceito da empresa. E a Universidade de Harvard já tornou a Specialisterne num case study nos cursos de Gestão e Economia.

http://www.sabado.pt/epapper/

1 comentário:

Mina disse...

Bete
Aqui está um exemplo, de que eles são capazes.
Nem todos, nas mesmas áreas, mas são bons naquilo que fazem.
Problema é que nem todos os pais tem oportunidade e capacidade de fazer o que este pai fez, nem seria muito viável, cada pai criar uma empresa...
Bjocas