"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Teste rastreio de crianças com suspeita de Autismo

Teste para rastreio de crianças com suspeita de Autismo: M-CHAT



"O (M-CHAT) é um breve questionário referente ao desenvolvimento e comportamento utilizado em crianças dos 16 aos 30 meses, com o objectivo de rastrear as perturbações do espectro doautismo (PEA). Pode ser aplicado tanto numa avaliação periódica de rotina (cuidados primários desaúde), como por profissionais especializados em casos de suspeita. Como na maioria dos testesde rastreio poderá existir um grande número de falsos positivos, indicando que nem todas ascrianças que cotam neste questionário irão ser diagnosticadas com esta perturbação. No entanto estes resultados podem apontar para a existência de outras anomalias do desenvolvimento, sendo por isso necessária a avaliação por profissionais desta área. Cotação:A cotação do M-CHAT leva menos de dois minutos. Resultados superiores a 3 (falha em 3 itens no total) ou em 2 dos itens considerados críticos (2,7,9,13,14,15), após confirmação, justificam uma avaliação formal por técnicos de neurodesenvolvimento. As respostas Sim/Não são convertidas em passa/falha. A tabela que se segue, regista as repostas consideradas Falha para cada um dos items do M-CHAT. As questões a “Negrito” representamos itens CRITICOS.
" Autores:Diana Robins, Deborah Fein & Marianne Barton, 1999
Tradução Portuguesa: CDC/HPCEscalahttp://www2.gsu.edu/~wwwpsy/faculty/M-CHAT.pdf - Versão Inglesahttp://www2.gsu.edu/~psydlr/Diana_L._Robins,_Ph.D._files/M-CHAT_Portuguese2.pdf - Versão Portuguesa (Inclui cotação)Cotaçãohttp://www2.gsu.edu/~wwwpsy/faculty/M-CHAT_score.pdf




1 comentário:

GatosMania disse...

Olá

Obrigada pela informação, parece-me util!

beijos