"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Hospital de Faro promove palestra sobre autismo

O autismo vai ser o tema da primeira palestra de 2010 do ciclo “Hoscult”, ciclo de palestras organizado mensalmente pelo Hospital Central de Faro. A sessão acontece dia 28 de Janeiro pelas 15:00 horas no auditório daquele hospital.

Sob o título “Jovem autista: esperanças e constrangimentos” a palestra vai contar com intervenções de elementos do Grupo de Apoio ao Autismo do Serviço de Pediatria do Hospital de Faro, nomeadamente a pediatra Isabel Rodrigues, a psicóloga Raquel Medeiros, a terapeuta ocupacional Conceição Silva e a terapeuta da fala Margarida Lino.

A par da apresentação do trabalho desenvolvido por estas profissionais com crianças e jovens autistas, a equipa dá o seu contributo para o debate sobre as expectativas e dificuldades com que as crianças e jovens portadores desta patologia se deparam no seu dia-a-dia.

A mesa de oradores fica completa com a intervenção de um elemento da direcção da APPDA – Algarve (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo) que vai falar da experiência e das práticas empreendidas pela associação no acompanhamento destas crianças e jovens, bem como no apoio dado aos pais e familiares que lidam diariamente com a doença.

3 comentários:

Atena disse...

Muitíssimo importante estas acções, pelo nosso Portugalito fora. O autismo anda por tiodo o lado e todo o apoio é bem vindo e louvado. A minha esperança fortalece-se com estas iniciativas. Devagar vamos longe e cada dia que passa sinto o autismo a dismistificar-se na sociedade. Ainda estamos uns pisos abaixo do desejavel, mas o principio é também estas acções, esta dedicação de quem trabalha e ama a causa. Que bom! *****
Beijinhos
Cristina

PDD-NOS (Menina) disse...

É verdade Cristina, aos poucos e poucos vamos caminhando. Todas estas acções são muito importantes tanto para a comunidade em geral como até mesmo para a classe médica, pois verifico que ainda há muitos profissionais de saúde que estão a leste do conhecimento sobre o espectro do autismo.
Normalmente, quando vou a alguma consulta de urgência com a Bea e informo que ela tem PDD-NOS, perguntam logo o que é isso?
Eu é que tenho que explicar.
Por acaso da última vez que fui com ela às urgências apanhei uma Pediatra 5 estrelas. Fiquei a pensar que se todos fossem como ela, como seria bom.
Para a Bea que têm problemas respiratórios, fazer um aerosol pode ser um drama, só por causa do barulho.
Ela entra em transe, grita chora e transpira-se toda.
Em casa isso não acontece porque arranjei um aparelho ultrasónico.
Mas quando tem de fazer um aerosol em meio hospitalar, temos o drama montado. Desta vez a Pediatra que a atendeu, percebendo o seu problema optou por lhe fazer ventilan numa camera compressora e assim eliminamos o ruido.
São estas pequenas coisas, para nós mas dramaticas para os nossos meninos e meninas que é necessa´rio ter em conta.
Para isso os médicos e enfermeiros têm de ter conhecimentos para saber como actuar.
bjs Bete

Atena disse...

Concordo plenamente consigo, e também tenho sentido essas falhas na assistência médica. Luto sempre por mostrar e ensinar alguma coisa - alguns médicos não gostam muito, mas paciencia! Este é um papel que nos pertence por sermos pais e talvez os maiores conhecedores destes problemas e especialmente dos nossos filhos. Devagar se vai ao longe, os nossos filhos ainda enfrentam muita ignorancia, mas tenho fé que no futuro o caminho para as mães como nós estará mais facilitado. Ainda bem.
Beijo com amizade