"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Inauguração da EB 1 Dr. Sousa Martins

O dia 11 de Janeiro marcou a inauguração da escola EB 1 Dr. Sousa Martins, no Bom Retiro, a qual resultou da reformulação e adaptação da Escolas do 2º e 3º Ciclo existente. A placa alusiva ao momento foi destapada pela própria Ministra da Educação, Isabel Alçada, juntamente com a presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha.


“O Ministério de Educação e a Câmara Municipal têm vindo a desenvolver um trabalho de parcerias, para que todas as escolas do séc. XXI possam dar educação às novas gerações, com as condições que são próprias desta nossa época”, sublinhou a ministra.


A escola EB 1 Dr. Sousa Martins tem a particularidade de ser uma escola para a inclusão, com uma unidade de ensino estruturado, para alunos surdos e alunos com espectro do autismo, e a funcionar a tempo inteiro. As novas instalações contam com salas de Actividades de Templos Livres (ATL) e Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), refeitório, sala polivalente e ginásio, e futuramente uma biblioteca.


A presidente da Câmara de Vila Franca de Xira realçou por isso que esta é uma escola com “equipamento moderno, com capacidade para proporcionar um ensino mais qualificado. Maria da Luz Rosinha afirmou ainda que “desde há vários anos que a Educação é uma das prioridades do Município de Vila Franca de Xira, porque apostar na educação e na formação, é apostar num Concelho mais desenvolvido, mais inteligente, mais solidário e inovador. Apostar na educação é apostar no futuro do país”.


O investimento em obra e equipamento foi superior a 1,9 milhões de euros e a área de construção corresponde a 2.236,15 metros quadrados, com 10 salas de aulas destinadas ao 1º Ciclo do Ensino Básico e capacidade para 250 crianças.

5 comentários:

Atena disse...

Devagar vão surgido mais escolas direccionadas para a inclusão... È uma "particularidade" que actua em várias frentes e de extrema importância para os pais e crianças com necessidade de outras respostas educativas. Por outro lado, vai-se trabalhando o aspecto social fundamental, inerente a estas questões da inclusão. Regogijo-me com cada escola inclusiva que se inaugura. Obrigada pela informação e muitas felicidades aos pais e crianças... A TODOS porque todos (com ou sem NEE's acabam por beneficiar numa forma de enrriquecimento único para as suas vidas).
Todas estes objectivos demoram tempo demais, mas tenho fé que o caminho se vai fazendo.
Grande abraço,
Cristina

PDD-NOS (Menina) disse...

Olá Cristina.
Como eu gostava que o Municipio da Amadora onde vivo e trabalho também tivesse este tipo de iniciativas na comunidade escolar.
Como não encontrei respostas adequadas para a minha filha na escola pública, fui obrigada a recorrer ao ensino particular.
Espero que estes bons exemplos começem a alastras por todo o território de forma a abranger de verdade todas as crianças especiais.
<bjs Bete

Atena disse...

Olá Bete, é realmente de lamentar que não exista nenhuma escola inclusiva (com unidade de apoio, ou um apoio organizado para receber crianças com dificuldades).
Efectivamente a posição dos agrupamentos de escolas e dos prf. de ensino especial dos meninos com NEE têm um papel importante para estes projectos avançarem. Mas vou-lhe também dizer que os pais juntos (pelo menos 5, do concelho com filhos dentro da mesma problemática), têm muita força e devem reclamar por escrito a falta deste apoio que a Lei 3/2008 desde Jan/2008 prevê. Nada disto é facil, mas é possivel... demora imenso tempo, mas com diplomacia, e insistencia, as entidades acabam por ter de responder. Não tenho boa experiencia com colégios privados - mas cada caso é um caso. As coisas não correm às 1000 maravilhas na escola publica, até porque dependem dos outros e das boas vontades (por isso temos que ter calma para saber esperar, mesmo em desespero). De qualquer forma apenas quero dizer-lhe que é possivel, e que eles têm esse direito - os nossos filhos.
O primeiro caminho é tentar perceber quantos meninos existem na zona com PEA, depois informalmente ir ao Agrupamento de escolas falar com alguem responsavel do ensino especial, para que fique a perceber a receptividade a esse projecto. Depois O mesmo caminho mas à Camara da Amadora (serviço de educação - dep. Educação especial). Caso não a/vos oiçam ou não pareçam muito receptivos, coloquem a questão por escrito ao Ministério da educação, apenas a titulo informativo, manifestando que não têm apoio na vossa zona...
Sei lá, custa-me tanto pensar que os meninos não têm o ensino e a estrutura que tanto precisam... Muitas vezes as Entidades até fazem bons trabalhos, precisam é de conhecer os casos em concreto.
Desculpe o mail tão longo, mas entusiasmei-me. Se precisar alguma ajuda, não hesite.
Grande abraço,
Cristina

PDD-NOS (Menina) disse...

Obrigado pelo seu comentário.
A integração da minha filha no colégio foi muito bom, até agora ela tem conseguido acompanhar a turma sem ser necessario fazer um palno para ela.
Até agora a sugestão do Pediatra de Desenvolvimento de ela frequentar uma turma regular, tem tido os seus bons frutos.
A única escola do 1º ciclo neste concelho com apoio estruturado ao autismo recebe toda a população de um bairro de lata, e é uma escola com vários problemas disciplinares.

Atena disse...

Meu Deus, fico doida com isto...
Felizmente a sua menina está então bem encaminhada. è então prosseguir, mas a mim angustiam-me também os outros meninos que lamentavelmente não têm o devido acompanhamento.
Beijos