"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Hoje é o Dia Internacional do Asperger

O Dia Internacional do Asperger é assinalado esta quinta-feira. A doença que provoca atraso na linguagem, desajuste social e dificuldade na compreensão das regras sociais e interacção vai ser celebrada com o lançamento do livro «Einstein nunca amou», do professor José Eduardo Carvalho.

O autor ofereceu as receitas do livro à Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA).

De acordo com a presidente da APSA, Maria Piedade Monteiro, foi o próprio escritor que contactou a APSA e disse fazer questão de que os direitos de autor do livro revertessem para a associação.

A apresentação do livro vai ser feita pela jornalista Laurinda Alves às 17h00, na Sociedade de Geografia, em Lisboa.

A «Casa grande»: Um lar para os Asperger

Para além desta iniciativa, a associação continua a tentar pôr de pé um projecto de longo prazo que servirá para acompanhar jovens e adultos com a síndrome de Asperger. Trata-se da «Casa Grande», um edifício que está a ser recuperado num terreno cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, na zona de Benfica.

«Quero que essa casa seja a casa de cada Asperger porque eles vão ser responsáveis pelo seu projecto e esta casa vai ser um centro de actividades ocupacionais, um centro de formação e de emprego», explicou a presidente da APSA.

A «Casa Grande» terá diversas valências, como cafetaria, lavandaria, reprografia, um espaço para estudantes, uma área informática, entre outras.

«Em todos estes espaços eles podem ter formação, mas também serem empregados e é mais ou menos esse o esquema da nossa casa, que terá também uma residência temporária autónoma», adiantou.

Enquanto a «Casa Grande» não está de pé, a APSA prepara-se para, na próxima terça feira, inaugurar um quiosque, no Parque da Granja, em Benfica, que servirá como «uma primeira abordagem à população» na divulgação da síndrome de Asperger.

O Síndrome das Crianças Incompreendidas

A Síndrome de Asperger, explicou à Lusa a presidente da APSA, é uma disfunção neurocomportamental do espectro do autismo que se manifesta «por alterações sobretudo na interacção social, na comunicação e no comportamento».

A doença de transmissão genética, afecta maioritariamente rapazes e são cerca de 40 mil as pessoas em Portugal que têm esta patologia. As crianças e os jovens com este distúrbio são muitas vezes incompreendidos e maltratados na escola.

Para ajudar as família e os portadores da doença a enfrentar esta e outras dificuldades, a APSA propõe-se esclarecer todas as dúvidas, tanto através do site , como pela linha telefónica, numa entrevista presencial ou até mesmo durante as reuniões mensais, todos os primeiros sábados de cada mês, na Junta de Freguesia do Estoril.

Sem comentários: