"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Epidemia de Autismo no Chile

O Chile é estimado que 1 em cada 250 crianças diagnosticadas com autismo. Nos Estados Unidos é de 1 em cada 150, a prevalência nesse país aumentou 1500% nos últimos 20 anos. Sua causa é devido a uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Durante muitos anos, tem sido argumentado que o autismo é um distúrbio neurológico que incapacita para a vida. No entanto, um importante movimento de médicos, cientistas e pais nos Estados Unidos demonstrou que o autismo é tratável e que a recuperação da totalidade ou parte de quem sofre é possível através do que é conhecido como intervenções biomédicas. Com grande alegria que estamos observando a primeira chilena crianças que começam a reabilitação do autismo desta forma.

Ainda assim, o nosso país está endividado com os esforços para recuperar milhares de crianças que estão sobre o espectro autista.

É crítico para conhecer todos os factos desta epidemia, incluindo ambos os estudos indicam que, recentemente, desenvolveu uma relação entre a intoxicação por mercúrio e autismo, como um tratamento adequado desintoxificación pode mesmo inverter completamente a doença.

Estima-se que no Chile da ordem de 1.000 meninos e meninas devem ser diagnosticados no espectro autístico cada ano. No entanto, como os sistemas públicos e privados não estão preparados, a grande maioria das crianças não recebem um diagnóstico correcto no tempo, que não é difícil de fazer, mas muito crucial, pois quanto menor a criança mais provável para se deslocar significativo de reabilitação ou de recuperação.



No Chile, a Corporação Bioautismo compreendendo uma rede de pais e médicos chilenos crianças com autismo tem feito progressos significativos no sentido de informar e sensibilizar os intervenientes na nossa realidade nacional.

Assim, o ministro da Saúde, Alvaro Erazo comprometeu a iniciar a formação de um conselho técnico, que pode implementar um Plano Piloto para as crianças do espectro autístico Primária em centros de saúde, assim, dar início ao processo de entrar AUGE-Ges. A premissa é que o autismo é tratável e que a recuperação ou reabilitação da totalidade ou de parte de quem sofre é possível.

http://www.elparadiario14.cl/admin/render/noticia/16842

Sem comentários: