"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

terça-feira, 19 de maio de 2009

PRIMEIROS SINAIS

PRIMEIROS SINAIS


Quando uma criança é diagnosticada com uma perturbação do desenvolvimento, comportamental ou da aprendizagem, uma intervenção precoce, intensiva e bem planeada pode melhorar significativamente o seu prognóstico, bem como melhorar a sua qualidade de vida e a da sua família. Consequentemente, a identificação precoce é crucial e o ultrapassar as dificuldades poderá mesmo depender disso.

No entanto, muitos pais e educadores, assim como médicos, são por vezes incapazes de identificar um atraso no desenvolvimento, principalmente em tenras idades. Isto poderá resultar no atraso de uma intervenção, comprometendo o próprio progresso.

Tem se tornado uma tendência internacional o grande ênfase dado na identificação e no diagnóstico precoce, assim como na intervenção precoce e intensiva, que podem, em conjunto, resultar na independência do indivíduo, na sua integração na comunidade, no melhoramento da sua condição de vida e na redução do impacto na família.

Em baixo encontram-se algumas questões que poderão auxiliar pais que colocam em dúvida se deveriam procurar uma avaliação desenvolvimental compreensiva.



A sua criança estabelece contacto visual adequado?
A sua criança sorri ou apresenta uma expressão alegre e amigável?
A sua criança partilha alegremente os seus interesses consigo?
A sua criança palra e produz uma variedade de sons perceptíveis?
A sua criança recorre a gestos para comunicar?
A prosódia do discurso da sua criança varia (p.ex. tom, entoação, etc.)?
A sua criança pede aquilo que quer e/ou precisa?
A sua criança manipula os brinquedos de acordo com a sua utilidade?
A sua criança revela um leque variado de interesses?


A sua criança apresenta movimentos repetitivos com frequência?
A sua criança revela um leque restrito de interesses?
A sua criança prefere brincar sozinha?
A sua criança aparenta ser hipersensível a texturas, sons e/ou luzes?
A sua criança depende muito da rotina?
A sua criança evita ou ignora outras crianças que se aproximam?
Observou alguma perda de linguagem ou capacidades sociais?
A sua criança apresenta algum sinal de perturbação alimentar?

http://www.centroaba.com/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=67:primeiros-sinais&catid=33:ideias&Itemid=62

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