"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O método do ABA aplicado a autistas

«I Congresso Internacional de Análise Comportamental em Portugal: Passado, Presente e Futuro»
:: 2009-05-14


ABA têm obtido resultados de sucesso com crianças autistas
O Centro ABCReal Portugal – Cooperativa de Solidariedade Social e instituição que é responsável pela implementação do primeiro centro de intervenção baseada em Applied Behavior Analysis (ABA) em crianças e jovens autistas – irá realizar o «I Congresso Internacional de Análise Comportamental em Portugal: Passado, Presente e Futuro». O encontro prevê reunir peritos mundiais no domínio do ABA ou Análise Comportamental Aplicada, na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 18 e 19 de Junho.


O Applied Behavior Analysis é uma área científica com 40 anos de investigação e história, sendo a única metodologia que apresenta evidência científica da sua eficácia e segurança no tratamento do autismo, com taxas de recuperação para um “funcionamento normal” que atingem, nos estudos com melhores resultados, os 47 por cento.

A importância do autismo é cada vez maior devido ao seu misterioso e intenso crescimento e segundo os organizadores, a intenção deste congresso é colocar Portugal no centro do mundo, informando-o para melhor intervir.

O autismo é uma doença de desenvolvimento com crescimento mais rápido nos últimos anos e a sua prevalência é superior à da paralisia cerebral, da surdez, dos défices de visão, à diabetes, à SIDA e às neoplasias da infância todas somadas.

Crianças autistas têm grandes possibilidades de resultados de sucesso se a intervenção for iniciada em idades muito jovens e uma das metodologias mais bem sucedidas é a ABA. Das crianças incluídas no programa, 47 por cento podem atingir um funcionamento “normal”.


Comentários
Adelina Silva, em 2009-05-14 às 21:29, disse:
Gostaria de dar os meus parabéns à organização deste evento e a sua necessidade ser uma reslidade.
No entanto, custa-me saber que vai ser realizado por um instituito que se diz ser o primeiro em Portugal a aplicar esta intervenção, mas que na realidade já existe à 4 anos e é aplicada pelo primeiro Centro ABA.


http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=31652&op=all

Sem comentários: