"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Muitas das crianças diagnosticadas com o espectro do autismo têm dificuldades em comer.

EXPOSIÇÃO À NOVA COMIDA

Muitas das crianças diagnosticadas com o espectro do autismo têm dificuldades em comer. Estas incluem a remoção de diferentes tipos de comida da sua dieta, obsessão por determinados tipos de comida e uma variedade restrita de tipos de comida. Estas dificuldades frequentemente resultam e reflectem inflexibilidade, como problemas de adaptação, de desenvolvimento, sociais e de saúde. Para expandir este reportório restrito, é recomendada uma exposição gradual (desensitization) para novas comidas, num ambiente neutro.

Escolha entre um e cinco tipos de comida para exposição. Os seguintes são as fases de exposição:

Tocar
Pegar
Cheirar
Provar
Lamber
Comer


Reforce qualquer tolerância e contacto com a comida, em fases iniciais.

Quando a criança desempenha com sucesso a acção pretendida na fase em que se encontra, reforce. Após algumas tentativas com sucesso, passe para a próxima fase e só reforce verbalmente a pedidos anteriores. Depois de completar a última fase, aumente gradualmente as quantidades.

Se a criança demonstrar que desgosta ou recusa, continue na mesma fase até estes sintomas desaparecerem.

Se possível, escolha a comida-alvo com a criança. Tente e certifique-se que as características ( ex. textura, cor, etc.) sejam o mais similares possível á comida preferida da criança.

É possível usar uma comida familiar e desejada como um reforço para a tolerância e envolvimento da criança.

http://www.centroaba.com/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=60:exposicao-a-nova-comida&catid=33:ideias&Itemid=62

Sem comentários: