"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

As duas irmãs são autistas e são portadoras do sindroma de Savant

Observatório do Mundo
Conheça as irmãs Flo e Kay

Flo e Kay, a história comovente de quem vive numa redoma de genialidade e num mar de deficiências, Quinta-Feira, dia 24 no TVI24, com a apresentação de Paulo Salvador.


Por: Redacção | 22-02-2009 19: 30

Esta semana o Observatório do Mundo acompanha a história de Flo e Kay. Dois seres absolutamente únicos, diz quem as descobriu, que o Mundo nunca conheceu e provavelmente nunca conhecerá duas gémeas como estas. Hoje já com mais de 50 anos, as duas irmãs têm o mundo á sua volta memorizado. Sabem o que fizeram em cada um dos dias da sua vida, não se esquecem o que almoçaram há 30 anos, e identificam em segundos todas as músicas dos anos 60 e 70. As duas irmãs são autistas e são portadoras do sindroma de Savant, fenómeno que lhes dá uma capacidade de memória extraordinária. É ainda um mistério para a ciência que costuma aparecer em 10% dos autistas e em 2 % das pessoas que sofreram algum dano no cérebro.

Mas se é invejável a memória de Kay e Flo, infelizmente, nem todas as suas recordações são alegres e fáceis de recordar. Lutam desde cedo contra a intolerância do mundo que as não entende, vivem numa sociedade que não está habituada a lidar com as suas diferenças. É na própria história familiar que começa o sofrimento das irmãs. Cedo perderam os pais, ficam na guarda da irmã mais nova e vivem obcecadas por um apresentador de televisão.

Hoje já com mais de 50 anos, as duas irmãs têm o mundo á sua volta memorizado. Sabem o que fizeram em cada um dos dias da sua vida, não se esquecem o que almoçaram há 30 anos, e identificam em segundos todas as músicas dos anos 60 e 70

http://www.tvi24.iol.pt/programacao-internacional/tvi24-obervatorio-do-mundo/1045163-4669.html

Sem comentários: