"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Vacina contra a gripe A pode causar doença neurológica

Vacina contra a gripe A pode causar doença neurológica
Paralisia e insuficiência respiratória são consequências


A vacina da gripe A pode provocar paralisia e insuficiência respiratória, podendo ser fatal, segundo alerta o Governo britânico, através da Agência de Protecção de Saúde.

A vacina contra o H1N1 pode desencadear a síndrome Guillain-Barré que ataca o sistema nervoso, causando paralisia e incapacidade respiratória, podendo mesmo levar à morte.

O Governo britânico enviou uma carta confidencial aos neurologistas onde questionava a razão pela qual não foram tornados públicos os efeitos nocivos que podem decorrer da administração da vacina da gripe A.

O alerta do Governo britânico constitui o primeiro sinal público de preocupação quanto aos possíveis e eventuais efeitos nocivos da vacina contra a gripe A.

Na carta enviada a 600 neurologistas, é lembrado o caso de uma vacina semelhante administrada nos Estados Unidos, em 1976. A imunização causou mais mortos do que a própria gripe e foram detectados 500 casos da doença neurológica rara.

As conclusões na época apontaram no sentido de que a vacina terá aumentado em oito vezes o risco de desenvolver a síndrome. Após dez semanas, a vacina foi retirada do mercado.

Em declarações ao Correio da Manhã, o presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Saúde Pública, Mário Jorge Rêgo, admitiu as consequências da vacina contra a gripe A, sublinhando que a «situação é muito bem conhecida da classe médica».

Mário Jorge Rêgo ressalvou, no entanto, que quase todas as vacinas e as infecções podem causar a síndrome Guillain-Barré, apesar destes casos serem raros. O responsável afirmou que «as vacinas não estão isentas de riscos».

As autoridades de saúde norte-americanas estão a preparar-se para um dos maiores esforços de monitorização de sempre, no âmbito da hipotética ligação da nova vacina contra a gripe A com a síndrome de Guillain-Barré, noticia a Reuters.





http://www.fabricadeconteudos.com/?lop=artigo&op=d3d9446802a44259755d38e6d163e820&id=7c3d68615aa8a83481c3f5765bcde46f

http://www.dailymail.co.uk/news/article-1206807/Swine-flu-jab-link-killer-nerve-disease-Leaked-letter-reveals-concern-neurologists-25-deaths-America.html

1 comentário:

PDD-NOS (Menina) disse...

Se o Autismo e todo o seu espectro, já é uma anomalia neurológica, é ou não é arriscado dar a vacina da Gripe A?
Se pode ainda causar mais um problema neurológico, considero ser um risco demasiado elevado.
Se nós Pais de crianças com Autismo já temos que suportar todos os tratamentos do nosso bolso, agora imaginem mais um problema acrescido por uma vacina.
Eu já tive a gripe A, e não morri.
A minha familia não foi contagiada.
Como posso eu submeter a minha filha a uma vacina que lhe pode causar uma deficiencia ainda maior? ou até mesmo a morte?
Amo demasiado a minha filha para fazer dela uma cobaia.
Não me interessa indemenizações à posteriori.