"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Princesa de Astúrias, presidiu à inauguração do Congresso Internacional de Burgos em Distúrbios do Espectro autista

Segundo indicou, "as pessoas com perturbações do espectro do autismo têm oportunidades reais de progresso e desenvolvimento, sentir, querer e como todo mundo, fingindo ser feliz." A Princesa de Asturias incentivados a este grupo para continuar trabalhando após esta conferência, explicou ele, "vai promover a colaboração entre as famílias, os especialistas de toda a Espanha e outros países europeus e americanos instituições públicas e privadas.
Letizia disse que o Congresso irá divulgar todos os aspectos do autismo, como a detecção precoce, diagnóstico, novas pesquisas em áreas como a genética, médica e farmacológica e "é claro, aquelas três palavras-chave são detalhes educação e cuidados ", com o objetivo de" conjugar esforços e divulgar as melhores práticas ". O congresso, que começou ontem na capital de Burgos e com a participação dos principais especialistas sobre esse transtorno, também contou com a presença em sua abertura com o presidente da Junta de Castilla y León, Juan Vicente Herrera, que elogiou a rede "insubstituível 'formando na região de Burgos e associações de Burgos, como o autismo.
Ele diz que a Câmara optou por "cooperação com as associações de famílias e pessoas com deficiência, que a cada dia demonstrar solvência, eficiência e eficácia na gestão da qualidade dos serviços prestados" em um modelo chamado " responsabilidade pública e privada.
Interconsejerías Comissão
Herrera destacou a existência de uma comissão de invalidez a interconsejerías "para coordenar todas as iniciativas sectoriais destinadas a pessoas com deficiência. O Presidente do Conselho disse que a iniciativa social e apoio do público fizeram progressos na construção de novas escolas especiais. Em Castilla y Leon, disse que há dez centros para pessoas com autismo.
O Presidente sublinhou o compromisso do governo regional com a conta de Serviço Social, que reconhece o direito de intervenção precoce ", de grande importância para o diagnóstico precoce dos transtornos do espectro do autismo" e conta para a Igualdade de Oportunidades para pessoas com deficiência.

1 comentário:

Mina disse...

Bete
Esperemos, que soprem bons ventos de Espanha, e que se passe das palavras aos actos em prol da igualdade efectiva...
Desculpa esta minha pertinência, mas de palavras está o mundo cheio, gostava muito que praticassem os actos...
É de extrema importância, que figuras dos mais alto nível governamental participem numa causa, e aí dou os meus parabéns á Princesa Letizia...
Bjocas e bom fim de semana