"Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de Souza Santos)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Parece que o "Migalhães" acabou. oh

Programa de distribuição do Magalhães suspenso
Alunos que ingressam no 1º ano sem computador. ME diz que cabe ao próximo Governo decidir se o projecto é para manter

O programa de distribuição do computador Magalhães está suspenso e fonte do Plano Tecnológico, citada pela TSF, refere não ter informações sobre a continuidade do projecto.

Um ano após os primeiros computadores terem sido entregues nas escolas, os pais dos alunos que questionam os estabelecimentos de ensino sobre o projecto, ficam a saber que não há ordem do Ministério para distribuir mais Magalhães.

Por seu lado, o Ministério da Educação começou, de acordo com a «TSF», por remeter para um comunicado de Junho em que se afirma que, até aquela momento, tinham sido entregues 370 mil Magalhães nas escolas. Já esta manhã, recusou a ideia de que o projecto esteja suspenso, mas confirmou que os computadores não estão a ser entregues porque deverá ser o próximo executivo a decidir se o programa é para continuar.

Confrontadas com a situação, as associações de pais lamentam. Albino Almeida, da presidente da Confederação das Associações de Pais, considera «lamentável» se as crianças do primeiro ano ficarem sem computador.

Por seu lado, Manuel Grilo, do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, confirma àquela rádio que as escolas não receberam indicações sobre a continuidade do projecto.

«Os pais perguntam como podem ter acesso ao Magalhães e continuamos sem saber muito bem o que lhes dizer porque neste momento não há directivas em relação a estes alunos que estão a entrar agora no primeiro ciclo», explicou.

4300 por entregar

O computador Magalhães foi entregue a 99 por cento dos mais de 400 mil alunos do ensino básico que se inscreveram no programa e.escolinhas, faltando disponibilizar o portátil a cerca de 4300 estudantes, segundo dados do Governo.

Estes não foram entregues devido a questões operacionais, incorrecção dos dados de inscrição ou ausência de pagamento.

As Direcções Regionais de Educação estão a proceder à entrega destes 4300 computadores.

O computador apresenta um custo máximo de 50 euros e é gratuito para os alunos do primeiro escalão da Acção Social Escolar.

Segundo os dados do Ministério da Educação, citados pela Lusa, inscreveram-se no programa no ano lectivo passado 407 701 alunos do ensino básico, tendo o computador sido entregue a 396 027 estudantes de escolas públicas e privadas do continente.

Cerca de 7400 alunos, sobretudo do 4º ano, desistiram da aquisição do equipamento porque este ano lectivo já reúnem as condições para adquirir um portátil ao abrigo do e.escola.


http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/magalhaes-computadores-escolas-tecnologia-educacao-tvi24/1090883-4069.html

1 comentário:

Mina disse...

Oh, pobre "migalhães" rssss
Há tanta coisa para decidir depois das eleições rsss
Parece que o país, está em suspenso, ou em suspense rsss...
Bjocas